SUPERAÇÃO DE UM DESTINO, Wagner Martins (Poesia)


SUPERAÇÃO DE UM DESTINO

Nem a ciência da psicologia
me convence
Que o sol não nasce quadrado
Para mim, em minha cela...
Contudo, mesmo tendo
o sol assim a brilhar,
No íntimo decidir
não ser antipático,
não ser amargurado da vida.

Cumpro pena desde que nasci,
Minha mãe já dedicou
Da sua vida uma parte:
Para me ver correr livre,
Fazer algo simples, como pegar em algo...
Ou ao menos poder falar
O que quiser, para quem quiser,
e conseguirem me compreender...
mas a compreensão vem dificilmente!...
desde então parei
a busca da cura, da liberdade,
e descobrir que sou um milagre!

Na minha detenção sem muros:
passei muito tempo não aceitando
a não poder conquistar tudo aquilo
que a maioria facilmente consegue,
passei muito tempo querendo fugir
não aceitando que minha pena
é perpetua, é até a morte!...
e por não aceitar o meu destino
fiquei por muito tempo na solitária!

Mas todos que são como eu,
prisioneiro de si:
devem se organizar lá dentro,
devem se dedicar ao seu dom,
ao que pode fazer em sua limitação...
pois só sofrimentos
não é um brilhante legado,
mas a sua superação, sua criação,
sua música, a dança, sua arte...
devem lhes fazerem virem ser constelação
a brilhar nos olhares dos que lhes apreciarão,
a aquecer os corações
dos que lhes terão como exemplo
nos séculos que virão!...

- Wagner Martins


terça-feira, 22 de maio de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário