Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes


Poesia Portadores de deficiências acordem, levantem e lutem. Poeta Wagner Martins dos santos.
Erguem as suas cabeças nobres guerreiros, e vejam além...Os convoco para veem além dos músculos atrofiados, muletas, próteses, das amputações...Vejam além da falta de condenação motora, da falta da visão...Além do mal julgo, insultos, feito da sua aparência,Além do preconceito, do olhar que machuca,e da pergunta: - Precisa de ajuda? Que gera dúvidas:será que quer ajudar de boa vontade,ou ajudará com dó, pensando que poderia ser seu filho ou ele?!...Vejam além da falta de compreensão de muitos no meio da sociedade...Além da exclusão em vários lugares públicos, e nas nossas cidades, por falta de acessibilidade...Além de quaisquer motivos que na cadeira de rodas deixaram-lhes...
Se posicionem como guerreiros valentes e guerrilhem pela a sua causa e a dos trinta milhões de deficientes espalhados sem recursos, excluídos nas cotas, privados do mundo.E a preparação é nas escolas, colégios, faculdades, cursos...Se posicionem, não perca tempo:aprendam a utilizar as armas que estão ao seu alcance que é a educação, informação...Jamais diga não avistando os obstáculos para sua evolução.Nós temos que guerrilhar intensamente para um horizonte que os juízes, advogados, médicos, que no congresso tenha os que nos representem... Que seja ao nosso favor,pois eles serão portadores de deficiência e sentirão na pele o que nós passamos e precisamos.Penso que só assim o fluxo das pessoas com deficiência poderá ser facilitado,só assim os deficientes terão garantidos transporte, elevadores, tratamento de saúde e fisioterapia, enfim...Só assim teremos o auxílio do governo adequado e de qualidade.
Dê um basta de concluirmos o ensino médio e ficarmos em casa,Dê um basta de somente reclamarmos de como somos e dentro de si trancafiar,Dê um basta de esperarmos a ajuda de um programa de televisão que ridiculariza o tetraplégico: lágrima no auditório, sonoplastia que comove,apresentador melodramático, em vez de nos auxiliar ganha ibope.Muitos pais e a Ruth da Silva Telles: conquistaram o APAE de Araras, primeiro tratamento pros seus filhos que tem deficiência intelectual.Moysés Martins: cadeirante, magno rapper, integrante dos grupos de rap: A286, Facção Central, faz militância e conscientização, sobre as causas dos deficientes com seu estilo musical.A pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill: deficiente visual, referência mundial na luta pelo direito dos cegos, criadora da Fundação Dorina Nowill para pessoas com deficiência visual.Tantos e tantos deficientes que lutaram e lutam por a causa dos seus,Tantos e tantos que fizeram jus a data 21 de Setembro: Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, lutando e conquistando o nosso direito.Tá na hora de persistirmos nessa luta para avançarmos.Tá na hora de enfrentarmos o preconceito, o preconceituoso apartheid social, os obstáculos, e ocupar na sociedade o nosso devido espaço.Pois se não for nós por nós, quem será por nós mesmo?
Refrão da música Moysés - Brasil Deficiente:
Se seu caminho é tortuoso pra seguirVocê não pode desistirNão posso desistirSuperando preconceito és-me aquiMeu limite é ser feliz



Sobre o assunto: 
 
  O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
     Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.
     No Brasil, segundo o IBGE, 14,5%  da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, das quais destacamos algumas:
Lei Federal  nº 7.853, de 24/10/1989, dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.
Lei Federal  nº 8.213, 24/07/1991, dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.
Lei Federal  nº 10.098, de 20/12/2000, dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência.
Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, dispõe sobre  o reconhecimento  da LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais para os Surdos
Estes avanços foram frutos de muita luta e enfrentamentos e muita vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos.
Segundo resultados divulgados pelo IBGE, no Censo 2010, o País possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Mas, quando realizamos esse conjunto de iniciativas, estamos pensando numa sociedade mais justa e plural para todos os 190 milhões de brasileiros, porque quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário