A JANELA NO QUARTO DOS MEUS SONHOS, Wagner Martins (Poesia)

Resultado de imagem para La Danse (Matisse)


A JANELA NO QUARTO DOS MEUS SONHOS.

No meu peito
há uma janela,
Logo no quarto
Dos meus sonhos,
Das minhas fantasias!...
Ansioso, já abro, e aprecio
outro planeta,
surpreendido, eu muito almejo:
que todos daqui toquem a vida,
Como toca o povo de lá!...

Pois nele as construções
São feitas as mãos:
Mãos calejadas,
Mãos com unhas pintadas...
E até as constelações
São feitas por estrelas postas
Por aquelas de puro coração,
Que se agraciam a apreciar o céu...
e com sua visão:
matam o enigma da natureza,
revelando o que as nuvens,
e os pontinhos cintilantes,
que para os desapercebidos
ela caprichosamente oculta!...

Esse planeta,
eu o aprecio
feito um cativante quadro:
ostentando traços, a traçar:
grandes,
pequenos,
grossos,
finos...
são pinceladas sentimentais,
e multicoloridas,
todas elas
formando uma arte abstrata,
e no entanto,  harmoniosa!
as pessoas nessa pintura
com seus credos,
suas origens,
com suas diferentes óticas,
suas formas diferenciadas
de tocar a vida...
são como os tais rabiscos
que se cruzam,
formando a obra-prima,
que o Criador
por ela tanto suspira!
E Martin Luther King,
no sonho a contemplou, e logo almejou,
e com as mais vivas das palavras,
 vindas da alma, a narrou!

É esse lugar,
que por enquanto
só no meu peito está;
mas eu com meus versos
aos outros corações o prego...
e um dia, quem sabe,
naquela janela, eu contemple:
o povo daqui
tocando a vida
como o povo de lá,
fazendo do cotidiano
uma harmoniosa,
e abstrata obra-prima!...
que o Criador,
e eu por ela
tanto suspiramos!

- Wagner Martins


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Imagem: La Danse (A Dança) é uma pintura do pintor francês Henri Matisse, nela as intensas cores quentes chocam-se contra a frieza do fundo verde e azul, criando uma sensação rítmica através da sucessão de nus dançantes e transmitindo os sentimentos de libertação emocional e hedonismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário