LINDÍSSIMO BRASILEIRO, Wagner Martins (Poesia)



LINDÍSSIMO BRASILEIRO
´
Me deparei
Em frente ao espelho,
E sorrir:

revi o brilho nos olhos pretos,
reconheci ao alisar o cabelo crespo,
Todo o encanto, e beleza da África
Em mim!
:
Revi meus traços, meu tom
Enlaçados, misturado
Com os do indígena,
E dos outros traços, outros tons
Desenhando-me, colorindo-me!

Notei, sem blasfemar, do meu rosto,
Certa semelhança com o de Cristo:
Queimado além da conta pelo sol quente!...

Do coração sentir
O que pulsa
Tantos corações sertanejos:
mesmo sem acesso
As letras,
A versar lindamente!

Aí uma pergunta fiz:

Como a consequência
Da miscigenação, das misturas
De povos em nós,
E até por nós mesmo
É tão amaldiçoada, odiada,
Perseguida, ridicularizada?!

Do reflexo
de um lindíssimo  brasileiro
Que eu estava apreciando
A resposta veio:

Por falta de amor próprio.

- Wagner Martins

14 de julho de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário