Crônica: É POSSÍVEL ANDAR SEM UTILIZAR AS MINHAS PRÓPRIAS PERNAS!? Wagner Martins

É POSSÍVEL ANDAR SEM UTILIZAR AS MINHAS PRÓPRIAS PERNAS!?




          Parece muito normal o sonho que tive para as pessoas ao meu redor: caminhar, caminhar sem querer chegar... Como se caminha numa trilha cruzando campos cobertos de flores aromáticas, coloridas que seduz á atenção de todos!... Mas para mim nunca foi normal, apesar que muitas vezes até que me acordei com a forte sensação de que tinha o controle suficiente nos membros inferiores para que esse sonho fosse algo comum para mim. Tive essa reflexão quando estava preste a sair de casa eu sob a cadeira de rodas, e meu irmão.
Se eu falasse a alguém sobre tudo isso, muitos iriam dizer até o que tenho que fazer, já imagino:
          - ah, Cara! Você é assim. Tem que superar esse trauma.
Mas a causa que me intriga não é o não poder andar com minhas próprias pernas; e sim é o não poder se locomover nas cidades com o artificio que me auxilia!!!
          Gosto demais de crianças, elas geralmente não são hipócritas em expressarem suas opiniões.
Entro no metrô depois de enfrentar uma escada, já que o elevador da estação estava quebrado, como geralmente fica, ao fazer isso, me deparo com uma criança de 7 anos, eu acho. Ela aponta seu dedo a mim, e puxando a blusa da mãe, anuncia:
          - Olha mãe, ele não anda!
A dona desesperada, cheia de hipocrisia, e preconceito sem fim... Me pede desculpas!
E para não me posicionar nessa ocasião como um chato, balancei a cabeça, como um sinal que estava tudo bem. Mas fiquei visando a aquela criança, e meditei no que ela falou, e nos meus pensamentos, e em discernimento eu refiz a sua frase:
          - Olha mãe, ele quase não anda!
Já que as calçadas, ambientes públicos inacessíveis causa esse quase não anda. Transporte público inadequados causa esse quase não anda. O esquecimento dos responsáveis de manter o direito de ir e vim sobre as pessoas com deficiência física causa esse quase não anda.
Tudo isso, me empurra para um labirinto psicológico, com uma placa que o nomeia em letras gigantes:

          - É POSSÍVEL ANDAR SEM UTILIZAR AS MINHAS PRÓPRIAS PERNAS!?

- Wagner Martins


quarta-feira, 1 de abril de 2015

2 comentários:

  1. Muito bom! da pra sentir cada frase, cada parágrafo! Uma bela e reflexiva crônica!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Wagner por tão fértil imaginação. Seu talento é inegável, bravíssimo garoto. Você não precisa de pernas para ir onde deseja chegar. Sua garra, seu dom poético, sua fé em Deus, o leva onde você quer chegar. Esse texto é um tapa na cara dos governantes e de nossa sociedade hipócritas. Um verdadeiro pé no s....o de muita gente boa. Felicidades menino poeta. Você vai além das expectativas porque superou seus próprios limites.

    ResponderExcluir